quarta-feira, 27 de maio de 2009

lançamento para o PSP !!!




Assim como aconteceu com "The King of Fighters", a série "Samurai Shodown" também foi homenageada com uma compilação que reúne os primeiros episódios da franquia. A exemplo da coletânea anterior, "Samurai Shodown Anthology" realiza um trabalho minimamente competente e muito nostálgico de relembrar momentos marcantes da SNK (hoje SNK Playmore) e da própria história dos jogos de luta bidimensionais.

Disponível em três versões - PlayStation 2, PSP e Wii - o título é basicamente o mesmo em todas as plataformas, mas ainda assim apresenta pequenas diferenças que ultimamente colocam o videogame da Nintendo um pouco à frente da concorrência.

Samurais históricos

Há um total de sete jogos distintos: os episódios de 1 a 6 de "Samurai Shodown" e a edição especial do quinto capítulo. Todos organizados em menus simples, porém funcionais, sendo que "SS VI" possui um ícone próprio. Além de disputar o tradicional campeonato do modo de história, pode-se também acessar uma opção para treinar golpes e até mesmo personalizar diferentes paletas de cores para os lutadores.

Como de praxe, há uma galeria com artes e músicas para se habilitar e apreciar, assim como os finais de cada jogo - habilitados para se ver quando quiser uma vez que se consiga ele jogando mesmo, vencendo propriamente os torneios. No quesito extras a edição de Wii leva mínima vantagem pela presença de um minigame simplório que usa o sensor de movimento do Wii Remote.

No console da Nintendo e PlayStation 2 todos os game rodam bem, apresentando ocasionais quedas de velocidade (os chamados 'slowdowns') que já existiam nas edições originais. No PSP a situação fica feia e os 'slowdowns' são muito mais frequentes - proibitivos até caso tente jogar contra outra pessoa via rede sem fio local. Em contrapartida, para jogar de forma conveniente no Wii é necessário ter o Classic Controller.

Outras configurações até são possíveis, mas nem um pouco práticas para jogar. O PlayStation 2 fica como um meio termo: não tem tantos extras como no Wii, mas a velocidade das partidas é estável e o controle funciona bem para o gênero.

 CONSIDERAÇÕES

Tal qual "The King of Fighters Collection: The Orochi Saga", "Samurai Shodown Anthology" é extremamente interessante pelo valor histórico. Um dos maiores prazeres da coleção é justamente acompanhar o progresso de uma das séries de luta mais importantes e queridas da história dos videogames. No PSP o trabalho é dos piores, prejudicando as partidas quando se joga sozinho e tornando praticamente impossível duelar contra amigos no modo versus, e o Wii exige o Classic Controller para se jogar propriamente. Detalhes fáceis de passar por cima para aficionados da série, mas dificilmente atrairão jogadores novatos.

Um comentário:

  1. Ta muito bom o seu blog kra continue assim!
    se vc quiser parceria e so me add
    bruno.fob@hotmail.com

    ResponderExcluir