quarta-feira, 29 de julho de 2009

Cartoon Network fala sobre censura.


Cartoon Network se declara um canal totalmente infantil, sem qualquer preocupação com o público jovem ou mais velho, dando prioridade somente as crianças de até 12 anos. Para tanto, as animações consideradas inadequadas, que ainda sobrevivem, tem destino certo: censura. Uma prova muito viva é o que vem acontecendo com o anime Naruto, que depois de quase dez meses ausente voltou à grade de programação do canal com episódios inéditos.

Essa nova temporada recebeu menos modificações por parte da Viz Media, que achou por bem manter boa parte da ação, que é o ponto forte desta fase, para não comprometer ainda mais sua relação com os fãs. No mais, somente o excesso dos excessos, como sangue e afins, foi removido para que o anime fique mais adequado a exibição ao público infantil, principal foco da empresa. Mas esses parecem não serem suficientes para os executivos do Cartoon Network, que não toleram violência.

Em contato com o canal, que foi questionado sobre a posição que está sendo tomada diante dos fatos, o ANMTV recebeu um comunicado informando mais detalhes do que está acontecendo. De acordo com ele, o canal possui um departamento específico, uma espécie de comissão julgadora, responsável em avaliar e adequar se necessário, absolutamente tudo que for considerado inadequado ao seu público alvo, neste caso crianças de até doze anos.

Isso sem dúvida é balde de água fria para aqueles que esperavam uma exibição decente, levando em conta que o Ministério da Justiça não monitora canais fechados, diferente do SBT, que fez cortes aceitáveis no anime, não gerando grandes revoltas entre os fãs. Para aqueles que ainda sonhavam em um dia ver o Cartoon Network investir em animes, podem esquecer, pois não há qualquer chance disso acabar acontecendo. Para nós, que pagamos altas mensalidades só definimos essa situação em uma palavra: lamentável.

Fonte: ANMTV

Um comentário:

  1. mais o sbt ta comensando a pedir mais censura do anime para a CBS socos estão sendo cortados antes msmo d preparar e tmbm retiraram sangue escorrendo ou pingando isso e muito mais

    ResponderExcluir